quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Espectro electromagnético

Espectro electromagnético é o intervalo completo da radiação electromagnética, que contém desde as ondas de rádio, os microondas, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioleta, os raios X, até à radiação gama.Uma carga em repouso cria à sua volta um campo que se estende até ao infinito. Se esta carga for acelerada haverá uma variação do campo eléctrico no tempo, que irá induzir um campo magnético também variável no tempo (estes dois campos são perpendiculares entre si). Estes campos em conjunto constituem uma onda electromagnética (a direcção de propagação da onda é perpendicular às direcções de vibração dos campos que a constituem). Uma onda electromagnética propaga-se mesmo no vazio.De acordo com a frequência e comprimento de onda das ondas electromagnéticas pode-se definir um espectro com várias zonas (podendo haver alguma sobreposição entre elas).

4 comentários:

  1. com este trabalho aprendemos que o Espectro electromagnético é o intervalo completo da radiação electromagnética.

    aprendemos tambem que o especto electromagnética contém desde as ondas de rádio, os microondas, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioleta, os raios X, até à radiação.

    ficamos a saber mais coisas e esperamos continuar... boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Aprendemos que o Espectro electromagnético contem ondas de rádio, microondas, infravermelhos... As ondas electromagnéticas podem descrver um espectro com várias zonas.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca pensei que Espectro electromagnético é o intervalo completo da radiação electromagnética, que contém desde as ondas de rádio, os microondas, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioleta, os raios X, até à radiação gama.=)

    ResponderEliminar
  4. Com este trabalho aprendemos uma coisa que nem sabiamos que existia(o espectro electromagnético), portanto gostamos deste trabalho, porque nos permitiu adquirir mais conhecimentos.

    ResponderEliminar