quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A radiação electromagnética

A radiação electromagnética de telemóveis e de antenas de telemóveis móveis é maléfica à saúde, ninguém duvida. Não há, porém, estudos científicos provando que a exposição prolongada a níveis muito baixos de radiação - caso desses aparelhos possa provocar algum tipo de doença.Estudo publicado recentemente na "International Journal of Oncology" (Revista Internacional de Oncologia) associou o uso de telemóveis à incidência de cancro cerebral. As antenas emitem radiação muito superior ao aparelho e, com o aumento do número delas na cidade, estão cada vez mais próximas da cabeça das pessoas.
O estudo feito pela Direcção-geral de Saúde mostra que a absorção de radiações faz-se com mais facilidade em cabeças mais pequenas e em caixas cranianas mais finas. Ainda assim, os especialistas, sublinham que estes efeitos apenas se reflectem com radiações «de uma intensidade suficientemente elevada para produzir efeitos térmicos».
Lembram, no entanto, que «as radiações são omnipresentes. Não existe risco zero». Para além de todos os objectos já referidos, basta pensar também nos pequenos electrodomésticos, na internet sem fios, nos sistemas de protecção nos estabelecimentos comerciais e de detecção nos aeroportos e nos radares na estrada.

4 comentários:

  1. Como diz na notícia a radiação electromagnética pode prvocar cancro cerebral por antenas dos telemóveis. A possibilidade das radiações nos provocarem a doença é muito grande.As radiações electromagnéticas faz-se com mais facilidade em cabeças mais pequenas e em caixas cranicas mais finas.

    ResponderEliminar
  2. Cancro... Como e possivél? Apenas com antenas de telemóveis. Como é que podemos prevenir? Esperamos respostas...
    Queremos ajudar!!!

    ;)

    ResponderEliminar
  3. como diz a noticia anterior a radiaçao electromagnetica pode provocar cancro cerebral, isso é que nao sabia!!!!
    bjsss.

    ResponderEliminar
  4. Achamos o mesmo que o grupo nº1, porque o telemovel é muito utilizado nos dias de hoje, e pode provocar cancro.
    ;s

    ResponderEliminar