quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ameaça invisível

A radiação electromagnética ocorre naturalmente no Universo e, como tal, sempre esteve presente na Terra. O nosso Sol, por exemplo, é a fonte (natural) de radiação electromagnética mais intensa a que estamos expostos. Por outro lado, o crescimento tecnológico, as mudanças no comportamento social e nos hábitos de trabalho - próprios de uma sociedade em evolução - criaram um ambiente crescentemente exposto a outras fontes de radiação electromagnética. Estas fontes foram criadas artificialmente pelo homem e são, por exemplo, as antenas dos sistemas de telecomunicações, as linhas de alta tensão, os aparelhos eléctricos, etc. Assim, a luz visível, os raios X, as vulgarmente chamadas “ondas de rádio” são formas possíveis de radiação electromagnética, correspondendo à propagação de energia pelo espaço a velocidades da ordem de 300 000 km/s, sem necessidade de suporte físico.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A radiação electromagnética

A radiação electromagnética de telemóveis e de antenas de telemóveis móveis é maléfica à saúde, ninguém duvida. Não há, porém, estudos científicos provando que a exposição prolongada a níveis muito baixos de radiação - caso desses aparelhos possa provocar algum tipo de doença.Estudo publicado recentemente na "International Journal of Oncology" (Revista Internacional de Oncologia) associou o uso de telemóveis à incidência de cancro cerebral. As antenas emitem radiação muito superior ao aparelho e, com o aumento do número delas na cidade, estão cada vez mais próximas da cabeça das pessoas.
O estudo feito pela Direcção-geral de Saúde mostra que a absorção de radiações faz-se com mais facilidade em cabeças mais pequenas e em caixas cranianas mais finas. Ainda assim, os especialistas, sublinham que estes efeitos apenas se reflectem com radiações «de uma intensidade suficientemente elevada para produzir efeitos térmicos».
Lembram, no entanto, que «as radiações são omnipresentes. Não existe risco zero». Para além de todos os objectos já referidos, basta pensar também nos pequenos electrodomésticos, na internet sem fios, nos sistemas de protecção nos estabelecimentos comerciais e de detecção nos aeroportos e nos radares na estrada.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Prémios para explorar radiações

O projecto monIT é uma iniciativa do Instituto de Telecomunicações que visa esclarecer a população sobre radiação electromagnética em comunicações móveis. O site que já apresentava informação sobre esta temática em dois níveis - um destinado ao público em geral e outro a pensar na comunidade técnica - lança agora o Prémio monIT 2010.O concurso, destinado a alunos do ensino secundário, pede aos jovens que submetam projectos inovadores relacionados com o tema "Explorar as Radiofrequências". No que respeita ao objecto de estudo, o site dá algumas sugestões: rádio, TV, telemóveis, sistemas de navegação, diagnóstico médico, comunicações em aviação, radioastronomia, dispositivos de identificação, redes sem fios, comandos remotos… mas o limite é a criatividade dos participantes.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Radiação Electromagnética

A radiação electromagnética são ondas que se auto-propagam pelo espaço, algumas das quais são percebidas pelo olho humano como luz. A radiação electromagnética compõe-se de um campo eléctrico e um magnético, que oscilam perpendicularmente um ao outro e à direcção da propagação de energia. A radiação electromagnética é classificada de acordo com a frequência da onda, que em ordem crescente da duração da onda são: ondas de rádios, microondas, radiação terahertz (Raios T), radiação infravermelha, luz visível, radiação ultravioleta, raio-X e Radiação Gama.